1. Sou atendido na DACES, o que devo fazer para ter um tutor?

O tutor pode ser indicado pelo tutorado, pelo professor da disciplina ou coordenador do curso, ou pela DACES. O PTE segue o calendário previamente definido. Por isso, é importante solicitar tutores especiais no início do semestre para eu eles possam acompanha-lo ao longo de todo o período letivo.

1. Estudantes de pós-graduação podem ter apoio de um tutor?

Sim. Estudantes da pós-graduação podem solicitar tutores desde que acompanhados pela DACES. Nesse caso, os tutores especiais podem ser estudantes de graduação que já tenham cursado no mínimo 50% do seu curso de graduação, ou estudantes de pós-graduação.

1. Quais as atividades realizadas no PTE (Programa de Tutoria Especial) ?

As atividades são programadas de acordo com as adaptações necessárias para o tutorado e com o andamento da disciplina. O tutorado pode solicitar tanto apoio dentro de sala quanto também realização de estudos compartilhados, gravação de textos, adaptação de materiais, entre outros. Sugere-se que as atividades sejam planejadas conjuntamente entre tutorado, tutor, professor e DACES.

1. Quais os critérios para ser tutor especial?
  • Estar devidamente matriculado na disciplina em que deseja ser tutor ou já ter cursado a disciplina com aprovação;
  • Não ter reprovação em disciplina obrigatória do seu curso no semestre anterior;
  • Estar matriculado, ao menos, no mínimo de créditos do seu curso por semestre;
  • Não exceder o máximo de créditos do curso por semestre, exceto se provável formando;
  • Não estar em risco de desligamento da UnB (em condição);
  • Não ser monitor de nenhuma disciplina, mesmo que voluntário, e nem participar de outros programas de tutoria.

1. Quais os benefícios para os tutores que participam do PTE (Programa de Tutoria Especial) ?

Há duas categorias para o PTE: a Tutoria Especial Voluntária e a Tutoria Especial Remunerada. Ambas oferecem como benefício a concessão de dois créditos no histórico escolar como módulo livre. Se o estudante for tutor especial remunerado receberá além dos créditos, uma remuneração no valor de R$ 450,00 por semestre.

1. Sou monitor, posso ser tutor?

Não. O estudante que esteja exercendo atividade de monitoria, mesmo que voluntária, não poderá ser tutor especial.

1. Há algum acompanhamento do PTE (Programa de Tutoria Especial) ao longo do semestre?

Sim. O PTE é continuamente acompanhado, sendo realizadas reuniões com tutores e tutorados no decorrer do semestre. Além disso, tanto tutor quanto tutorado devem comparecer a DACES para tirar dúvidas, quando houver trancamento ou abandono de disciplina, ou quando foi convocado.

1. O PTE (Programa de Tutoria Especial) pode ser suspenso ao longo do semestre?

Sim, nos casos de:

1. Não cumprimento das atividades;
  2. Desistência do tutorado ou do tutor especial;
  3. Quando o tutorado abandonar ou fizer trancamento de disciplina ou matrícula

Em todos os casos, é importante comunicar a DACES para as providências necessárias.

1. Não me sinto preparado para ser tutor. O que fazer?

O tutor recebe orientações sobre como poderá atuar na tutoria. Além disso, ao longo de todo semestre, conta com apoio da DACES para tirar dúvidas e trocar suas experiências. Ao final das atividades, é aplicado um questionário de avaliação, onde o tutor e o tutorado poderão contribuir com o planejamento das ações no próximo semestre.