Prezados/as estudantes,

Seguem informações relativas ao calendário de matrícula 2022.1 e orientações sobre a prioridade de matrícula para os estudantes atendidos pela DACES/DAC.

Calendário de Matrícula

2022.1

17 a 20 de maio de 2022

Período para solicitação de matrícula (08h do dia 17/05 até às 23h59 do dia 20/05/2022.)

24 de maio de 2022

Resultado de matrícula até às 18h do dia 24/05/2022.

27 a 29 de maio de 2022

Período para solicitação de rematrícula de 08h do dia 27/05 até 23h59 do dia 29/05/2022.

01 de junho de 2022

Resultado de rematrícula até às 18h do dia 01/06/2022.

03 a 30 de junho e 2022

Matrícula extraordinária em turmas com vagas a partir das 10h do dia 03/06 até às 23h59 do dia 30/06/2022

06 de junho de 2022

Início do semestre

Orientações sobre a Prioridade de Matrícula

Os/as estudantes cadastrados e acompanhados pela equipe técnica da Diretoria de Acessibilidade (DACES/DAC) poderão usufruir do direito à prioridade de matrícula, conforme preconiza a Política de Acessibilidade da Universidade de Brasília (Resolução CAD nº 50/2019) e Instrução Normativa CEG Nº 3/2021.

Faz-se necessário observar que essa garantia não é absoluta, concorrendo com critérios estabelecidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Nesse sentido, alerta-se que de forma geral a demanda por vagas é maior do que a capacidade de oferta, havendo uma concorrência de estudantes de vários cursos pelas mesmas turmas dentro da Universidade. Para que as vagas sejam distribuídas aos solicitantes de forma justa, passam valer os critérios de prioridade.

A disciplina para qual você solicitará matrícula é um componente curricular e para cada componente curricular existe uma ou mais turmas. Os estudantes do curso para o qual a vaga está reservada serão classificados de acordo com os critérios de desempate. Após isso, os outros estudantes serão ordenados, também de acordo com os critérios iniciais de prioridade. Estes são:

1. Condição de o estudante ser calouro na Universidade.
  2. A disciplina ser obrigatória.
  3. A disciplina ser optativa.
  4. A disciplina ser módulo livre.

Dessa forma, a aplicação do critério de prioridade passa a valer nas seguintes situações de desempate:

1. Estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas que possuam o cadastro aprovado na Diretoria de Acessibilidade do Decanato de Assuntos Comunitários (DACES/DAC).
  2. Estudantes que se encontram na condição de prováveis formandos.
  3. Posição relativa no curso (proximidade da conclusão).
  4. Alunos que estão no fluxo do curso.
  5. Índice de rendimento acadêmico (IRA).

Após esse processo, deve-se aguardar o processamento e resultado da matrícula. Caso o aluno não consiga o componente curricular desejado, há ainda a oportunidade da rematrícula, a qual seu funcionamento de prioridades e critérios de desempate são iguais aos da matrícula. Há ainda uma terceira opção, em que há a matrícula extraordinária. Nela não são usados os critérios de prioridade, e sim a ordem de solicitação.

A prioridade de matrícula para os estudantes cadastrados na DACES representa a viabilização dos direitos acadêmicos e o reconhecimento da condição de deficiência e/ou necessidades específicas no contexto universitário.

Atenciosamente,

Equipe DACES/DAC